quarta-feira, 26 de junho de 2013

Pombo-correio se perde e voa 7 mil quilômetros entre Japão e Canadá

Um pombo-correio se perdeu durante uma corrida e voou cerca de 7 mil quilômetros entre o Japão e o Canadá, sobre o Oceano Pacífico, segundo autoridades canadenses.
Ele se recuperou da aventura e vai ser criado por especialistas canadenses, que esperam que ele tenha filhotes que herdem sua capacidade de fazer voos de longa distância.
O pombo foi encontrado, magro e cansado, em uma base aérea na Ilha de Vancouver, no extremo oeste do Canadá, e levado a um centro de resgate animal próximo a Comox, na província canadense da Colúmbia Britânica.
Lá, ele foi tratado de um parasita, comum em pássaros, e foi alimentado até recuperar a saúde.
O pombo-correio aventureiro, já recuperado  (Foto: AFP / HO/Sandy Royer/Mountainaire Avian Rescue Society)O pombo-correio aventureiro, já recuperado (Foto: AFP / HO/Sandy Royer/Mountainaire Avian Rescue Society)
"Acreditamos que ele partiu do Japão e ficou confuso ou foi colhido por uma tempestade e perdeu o rumo, vindo parar no Canadá, provavelmente dormindo em navios cargueiros no meio do caminho", disse Reg Westcott, da sociedade local de criadores de pombos-correio.
O pombo, de um ano, estava entre os cerca de 8 mil pombos que foram soltos no dia 9 de maio em Hokkaido, ilha no norte do Japão, para uma corrida de mil quilômetros, segundo seu dono, Hiroyasu Takasu.
O pombo era um dos 10 mantidos pelo empresário aposentado, de 73 anos, como um hobby.
"Eu nunca tinha ouvido falar de pombos indo para o Canadá. Isso é incrível", disse ele à France Presse.
Um pombo-correio geralmente consegue voar 650 quilômetros, mas este voou 7 mil quilômetros.
As autoridades canadenses contataram Takasu, cujo número de telefone estava em uma etiqueta grudada na pata da ave, e tentaram devolver seu pombo.
Ele decidiu não aceitar o pombo de volta, por temer que ele pudesse morrer na longa viagem de avião de volta ao Japão.
A sociedade criadora de pombos de corrida do oeste do Canadá ofereceu-se então para cuidar do pássaro, e o misturou com algumas fêmeas.
"Estou certo que sua prole vai ser de bons voadores de longa distância", disse Westcott.
Pombo tinha número de telefone amarrado à pata (Foto: AFP / HO/Sandy Royer/Mountainaire Avian Rescue Society)Pombo tinha número de telefone amarrado à pata (Foto: AFP / HO/Sandy Royer/Mountainaire Avian Rescue Society)

Um comentário:

  1. tem atletas que são realmente dignos de serem chamados de fenômenos da natureza.

    ResponderExcluir